sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Homenagem a Oxóssi





Lenda
Odé era um grande caçador. Certo dia, ele saiu para caçar sem antes consultar o oráculo Ifá nem cumprir os ritos necessários. Depois de algum tempo andando na floresta, encontrou uma serpente: era Oxumaré em sua forma terrestre. A cobra falou que Odé não devia matá-la; mas ele não se importou, matou-a, cortou-a em pedaços e levou para casa, onde a cozinhou e comeu; depois foi dormir. No outro dia, sua esposa Oxum encontrou-o morto, com um rastro de cobra saindo de seu corpo e indo para a mata. Oxum tanto se lamentou e chorou que Ifá o fez renascer como Orixá, com o nome de Oxossi.

Preces

Oh caçador! Guerreiro de uma única flecha!
Rei das Matas, Rei da Umbanda.
Pai da Inspiração e da Esperança, 
Daí-me as bênçãos da prosperidade e 
inspira-me os pensamentos do bem.
Ajuda-me no sustento da minha fé, 
Afim de que possa cumprir com minhas obrigações e meus deveres neste mundo.
Indica-me com sua flecha sagrada os verdadeiros caminhos da prosperidade.

Okê arô!

*********************************************************************************

Senhor das matas e da vida silvestre
Neste momento, Pai, sou sua flecha.
Sou à força do seu arco, sou tudo o que é a agilidade e a sabedoria.
Faça de mim soberano caçador, uma pessoa de sucesso, e que haja fartura em minha casa.
Dê a mim sabedoria para agir, paz para construir meus ideais, força para seguir sempre.
Oxossi, rei das matas, da lua, do céu azul, que eu seja leve como o pássaro que voa livre como o cavalo que corre forte como o carvalho na mata, direto como a sua flecha.
E que eu vença e seja feliz sempre!
Pontos de Oxóssi


Nas matas lá da Jurema
Eu vi uma estrela brilhar
Nas matas lá da Jurema
Eu vi uma estrela brilhar
Oi era uma estrela de Oxóssi
Anunciando que caboclo vai chegar
Oi era uma estrela de Oxóssi
Anunciando que caboclo vai chegar
Okê, Okê, Caboclo
Caboclo Sete Estrelas no Congá
Oke, Oke, Caboclo
Vem de Aruanda, pra seus filhos ajudar

***********************************************************
Oi caçador da beira do caminho
Oi não me mata essa coral na estrada
Pois ela abandonou sua choupana, caçador
Foi no romper da madrugada, caçador
Oi caçador da beira do caminho
Oi não me mata essa coral na estrada
Pois ela abandonou sua choupana, caçador
Foi no romper da madrugada, caçador
Estava chovendo na jurema
As folhas se abriram toda em flor
Estava chovendo na jurema
As folhas se abriram toda em flor
O sol clareava o mundo inteiro
Quando veio nosso Chefe Oxóssi Caçador
O sol clareava o mundo inteiro
Quando veio nosso Chefe Oxóssi Caçador

***********************************************************
No terreiro do Caboclo da Lua
Mais uma estrela brilhou
É mais uma luz, é mais uma guia
É mais uma estrela, estrela que nos ilumina
No terreiro do Caboclo da Lua
Mais uma estrela brilhou
É mais uma luz, é mais uma guia
É mais uma estrela, estrela que nos ilumina

***********************************************************
Jurema, oh Juremê, Jurema
Jurema, oh Juremê, Jurema
É uma cabocla de pena,
Filha de Tupinambá
Rainha das águas areia
Nunca se viu ela errar
Tem a pele bronzeada
Os olhos cor do luar
Passa correndo nas folhas
Não se ouve o seu pisar
É uma cabocla de pena
Jurema, oh Juremê, Jurema
Jurema, oh Juremê, Jurema
É uma cabocla de pena,
Filha de Tupinambá
Rainha da pontaria
Nunca se viu ela errar
Tem a pele bronzeada
Os olhos cor do luar
Passa correndo nas folhas
Não se ouve o seu pisar
É uma cabocla de pena
Jurema, oh Juremê, Jurema

Características dos filhos

Os filhos de Oxóssi são discretos, curiosos e introvertidos. Tem muita iniciativa e estão sempre em busca de novas descobertas e de novas atividades. São rápidos e alertas. Estão sempre em movimento não param.  Tem grande senso de observação, muita sensibilidade e criatividade, entretanto são distraídos, instáveis e não são perseverantes. São pessoas bem generosas hospitaleiras, românticas, carinhosas e apaixonadas.
São pessoas com iniciativa e não gostam de ficar num determinado lugar por muito tempo. Estão sempre interessados em descobrir novas coisas, são espertos.  Demonstram enorme capacidade de concentração em seus objetivos, tem facilidade em canalizar forças para aquilo que desejam realizar.
Os filhos de Oxóssi preferem viver sozinhos. Não costumam demonstrar seus sentimentos, pois são cautelosos a respeito de amizades, e quando terminam uma amizade é definitivo.
Tem espírito muito jovem e parecem umas eternas crianças em busca do prazer. Ficar ao seu lado não é fácil, pois mesmo desejando um casamento, não suportam assumir responsabilidades, querem apenas uma vida prazerosa, o que faz com que a pessoa amada se sinta sobrecarregada. Quando estão apaixonados, demoram a tomar uma iniciativa.
Os filhos de Oxóssi são pessoas de aparência calma que podem manter a mesma expressão quando alegres ou aborrecidos. Do tipo que não externa suas emoções, mas não são de forma alguma pessoas insensíveis, só preferem guardar os sentimentos mais profundos para si. São pessoas que podem parecer prepotentes e arrogantes mais não são.
Magoam-se com pequenas coisas, são do tipo que ouvem conselho com atenção, respeitam a opinião do outro mais sempre fazem o que querem.
Gostam da solidão, sempre se isolam, ficam á espreita, observam atentamente tudo o que se passa a sua volta. Curiosos, percebem coisas com rapidez. São introvertidos e discretos, vaidosos e prestativos com um comportamento típico de um caçador, de um provedor de sue povo. As pessoas que nascem sob a influencia de Oxóssi, são pessoas ávidas por liberdades, meigas, inteligentes, e exigentes; acomodadas, cultas e sensíveis.


Curiosidades
Oxóssi é o Orixá da caça, do verde, das matas, é o orixá da fartura, o grande caçador é ele quem traz para o homem as plantas curativas.
Oxóssi é o Deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam orixá da fartura e da riqueza. O culto a Oxóssi esta quase esquecida na África, mas é bastante cultuado no Brasil.
Oxóssi é o rei do Kêtu, segundo dizem a origem dinastia.
Seus Principais símbolos são o arco e flecha, chamado de Ofá, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmão de Ogum e de exu.
Oxossi vive na floresta, onde moram os espíritos e esta relacionado com arvores e os antepassados.
Oxóssi é o que basta a si mesmo. A ele estiveram ligados alguns Orixás femininos, mais o maior destaque é para Oxum, com quem teria mantido um relacionamento instável.
Sua cor é o verde, ou no candomblé o azul celeste, suas ervas utilizadas são Alecrim, Guinê, Vence Demanda, Abre Caminho, Taioba, Espinheira Santa, Jurema, Jureminha, Mangueira, Desata Nó, Erva Da Jurema, Alfavaca, Caiçara, Eucalipto entre outra. Suas flores são as flores do campo. Sua saudação é Okê Arô (Salve o rei, o grande caçador), suas bebidas são vinho tinto, água de coco, caldo de cana, aluá, e sucos de frutas, no sincretismo é representado por São Sebastião, dia de maior força Quinta Feira.


Comidas

Axoxô

Cozinha-se o milho somente em água, depois deixe esfriar, coloca-se em uma gamela ou alguidar e enfeita-se por cima com fatias de coco.



Quibebe

Descasca-se e corte 1 kg de abóbora em pedaços, numa panela faz um refogado com duas colheres de manteiga e uma cebola média picada, ate que fique transparente ou levemente corada. Acrescentam-se dois ou três tomates cortados em pedaços pequenos, 1 pimenta malagueta socada e a abobora picada. Poe-se um pouco de água, sal e açúcar. Tampa-se a panela e cozinha-se em fogo lento ate que a abóbora esteja macia



Pamonha de milho verde
Rala-se 25 espigas de milho verde não muito fino. Escorre-se o caldo mistura-se o bagaço com 01 coco ralado (sem tirar o leite de coco), tempera-se com sal e açúcar. Enrolam-se pequenas porções em palha de milho e amarra-se bem. Cozinha-se numa panela grande, em água a ferver com sal até que desprenda um bom cheiro de milho verde.



Outras oferendas a Oxóssi são feitas com frutas doces na maioria das vezes podendo fazer co diversas frutas mais sempre respeitando o numero impar (1,3,5,7,9...)



Fonte, artigos retirados dos sites: www.casaiemanjaiasoba.com.br / www.umbandaeucurto.com / mariabessam.blogspot.com / imagens retiradas da internet







quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Mediunidade


MEDIUNIDADE



Uma parte das pessoas que buscam terreiros são para ter alivio de dores e soluções de problemas, é tido como portadores de mediunidade. Estas às vezes conseguem que amenize os tormentos físicos e morais. Mais os Caboclos e Pretos Velhos alertam sobre a faculdade mediúnica e da necessidade do desenvolvimento, e dizem que sem esse desenvolvimento as pessoas jamais encontraram a reais soluções das preocupações.
A mediunidade é um dom que a pessoa espírito pede, antes de encarnar e os mentores espirituais concedem com a finalidade de oferecer oportunidade para que trabalhe em benefício daqueles irmãos a quem prejudicou em vidas passadas. Com tudo muitas pessoas esquecem esse dom que vem de berço, não procuram desenvolve-lo sendo levada pela dor e dirigir-se a templos de umbanda ou candomblé aonde é lembrado do compromisso feito antes de nascer. A principio relutante, mas esperançosa, a pessoa vendo que não pode ter sossego espiritual, se decide a frequentar as sessões de desenvolvimento.
A mediunidade verdadeira não é exclusiva de certas pessoas ou religiões. Ela pode se manifestar em espiritualistas, como em ateus, em sábios ou ignorantes, em pobres ou ricos.


Á três tipos de médium, o primeiro é do médium consciente, que no início do desenvolvimento não consegue se entregar por inteiro a entidade, trabalhando na maior parte do tempo com irradiação, sem total e completa incorporação.
O segundo caso se aplica ao médium depois de alguns anos de trabalho mediúnico, quando, mesmo tendo sido considerado médium consciente, lembra-se apenas de parte dos fatos ocorridos durante o transe mediúnico, não conseguindo fixar-se nos detalhes.
O terceiro dos casos citados é do médium inconsciente, que atingindo uma total identificação vibratória com a entidade pode abandonar-se permitindo então o mais absoluto controle de seu corpo e de sua mente pela entidade incorporada resultando disto, a não recordação de absolutamente nada do que lhe aconteceu durante a incorporação.

Algumas formas de mediunidade:

Auditiva

Forma que permite ao médium ouvir o que dizem os espíritos sem que as outras pessoas ouçam também. É uma forma de comunicação que chega de forma de mensagem oral, embora seja apenas sentida e não realmente registrada pela audição.
Desdobramento

Forma que permite ao médium afastar-se do seu corpo físico, deslocando-se no tempo e no espaço e retornando posteriormente sem que a pessoa sofra algum dando durante esta ausência. Geralmente o médium guarda lembranças destes acontecimentos.

Efeito Físico
É a forma pela qual a simples presença do médium resulta em fenômenos que atingem objetos ou que provocam efeitos sonoros entre outros.

Vidência
Forma que determinados médiuns possuem, que lhe permite, sob determinadas condições, ver entidades espirituais que já tiveram uma existência física entre nós.

Transporte
Forma de mediunidade que permite a um determinado médium incorporar uma entidade espiritual que habitualmente não se reserve do seu corpo físico. A mediunidade de transporte é utilizada principalmente nos trabalhos de desobsessão, quando o médium experiente, que já tenha plenamente desenvolvido seus dotes mediúnicos, tenha conseguir que o espírito que esteja obsedando alguém passe para seu corpo físico a fim de mais facilmente ser doutrinado.

Psicografia
Faculdade mediúnica que permite ao médium receber e grafar mensagens espirituais de forma mecânica, isto é na quase totalidade das vezes, o médium escreve sem saber o que esta escrevendo, como se o espírito se utiliza-se somente de seu cérebro e seu braço.

Intuitiva
Faculdade que determinado médium tem de sentir a presença de entidades e às vezes de realizar aquilo que ele(médium) tem certeza de que constitui a vontade da entidade. Quando relativa a fatos em via de acontecer, ou acontecidos e dos quais o médium tem a intuição, são chamados de premonição. Há ainda médium que não conseguem uma perfeita incorporação e trabalham sob a irradiação ou intuição que lhes é enviada pela entidade.

Incorporativa
Faculdade mediúnica que permite ao médium ceder ou emprestar seu corpo físico a um espírito para que este possa através daquele se manifestar, se comunicar através do transe mediúnico. É a posse do corpo físico do médium por um espírito que já não tem, mas um corpo físico para se manifestar.
É de todas as formas mediunicamente a mais utilizada nos terreiros de umbanda.

Clarividência
Esse tipo de mediunidade permite ao médium ver fatos passados ou futuros segundo formas diferentes e saber intuitiva, lendo em superfícies polidas (Espelhos, copos d’água, bolas de cristal etc.)




Fonte: Textos retirados dos livros Umbanda às suas ordens de J. Edson Orphanake e Iniciação à Umbanda de Diamantino Fernandes Trindade